Nova categoria da Twitch, em parceria com gravadoras, oferece subsídio por um ano para ajudar a cobrir diferenças nas receitas.

Fruto da parceria com centenas de empresas, incluindo as principais gravadoras – como Universal Music Group e Warner Music Group – e um grande número de labels independentes através da Merlin, a Twitch anunciou um programa que permitirá aos DJs transmitirem a grande maioria da música popular em nova categoria dedicada aos profissionais.

Desde o início de 2020, o número de DJs transmitindo na plataforma mais do que quadruplicou, e mais de 15 mil conseguiram construir e monetizar comunidades de fãs da cultura. Entretanto, historicamente, eles enfrentam grandes problemas na internet.

Os DJs, frequentemente, constroem e alavancam músicas pré-gravadas de outros artistas como parte crítica de suas expressões criativas. Porém, ao transmitir músicas pré-gravadas pela internet, existem várias questões de direitos autorais que precisam ser consideradas e que variam de acordo com as regiões.

Foto: Reprodução/Internet

Por isso, a Twitch vem buscando diminuir os riscos em negociações com empresas do ramo. Com o novo projeto, elas seguirão crescendo e se envolvendo, mas facilitando a compensação geral aos músicos.

Para cobrir o custo da música usada em transmissões ao vivo de DJs, uma parte dos ganhos gerados pelos seus canais será reservada para ser paga aos responsáveis pelas obras por meio das empresas que os representam.

Para a maioria dos streamers, a plataforma dividirá os custos em metade. DJs que ainda não estão monetizando não serão obrigados a pagar taxas. Visando ajudá-los, está sendo oferecido um subsídio de um ano para cobrir a diferença na receita,

O valor do subsídio será reduzido gradualmente ao longo do tempo, à medida que o serviço cresce. O programa se aplica apenas àqueles que fazem transmissões ao vivo como DJs e não se aplica a outros usos de música. VODs, Clips e Highlights não estão inclusos.

Os DJs precisarão aderir a um novo acordo que se aplicará a todas as transmissões em seu canal. Para aqueles que transmitem apenas conteúdo de DJ em meio período, é recomendado que criem um segundo canal independente dedicado à transmissão ao vivo de DJs.